Democracia. Simples Ilusão?

Socializar é o processo definido pela Psicologia Social acerca da integração de indivíduo e Sociedade. É um ato contínuo e necessário para o desenvolvimento de um País. Um ser social é aquele que interage com o todo, saindo da esfera de “indivíduo” passando a ser Cidadão. Ou seja, a Socialização, com todas as suas implicações, é a válvula motora da Cidadania. Uma sociedade em que seus cidadãos vivem indiferentes para as questões sócio-políticas é como um guerreiro sem espada.
Dentro deste conceito reconhecemos então que o Brasil nunca chegará ao pleno exercício da cidadania enquanto seus cidadãos forem inocentes e omissos às várias nuances da Sociedade.
O Brasil pode sim melhorar desde que acabemos com as diferenças e nos liguemos pelas semelhanças. Assumir seu papel como brasileiro é imperativo e necessário. Não basta termos responsabilidade somente em âmbito privado. Não adianta só pensarmos em nosso churrasco de domingo, enquanto o Brasil afunda em catástrofes políticas e sociais. Ser um “bom” cidadão não é somente votar e pagar impostos. É lutar por um País que não mais suplique por reformas sociais de classe, sem preconceitos e discriminações, sem a fome e as desigualdades. É, principalmente, cobrar e exigir uma atuação transparente daqueles que administram nosso poder político.
A Democracia hoje é como uma Santa da qual não se espera mais nenhum milagre. Só é uma referência a ser idolatrada. Porque o verdadeiro sentido da Democracia ainda não foi concretizado? Simplesmente porque por mais que esteja preconizado em nossa Constituição Federal de que o poder emana do povo, tal poder ainda continua sendo administrado, usado e conspurcado por manipuladores burgueses. E tal abuso só é possível enquanto nós formos tão corruptos quanto aqueles que desesperadamente assumem o poder.
Por mais justa e democrática que nossa Carta Magna possa parecer ela ainda não foi “devolvida” ao povo. Ela ainda não se tornou uma Luz para iluminar os caminhos da Democracia, pois poucos sabem o que ela é e ainda mais raros são aqueles que assumem a responsabilidade de agir usando da Arma da Igualdade, a Bússola da Liberdade e Carta da Justiça que é nossa Constituição Federal. Ela é o Farol que indica o caminho seguro para a Soberania Brasileira.
Mas a inércia invadiu nossa juventude, a ignorância se apoderou de nossas famílias e o esquecimento sobrepujou nossos heróis.
A Demagogia não está no Congresso Nacional, está enraizada em nossas casas, igrejas e associações.
Porém, apesar de todas as dificuldades, ainda acredito no desenvolvimento social, na transparência da Administração Pública, no Ser Político. Mas não quero que essas palavras se transformem num discurso hipócrita como os que tanto ouvimos. Não quero pintar minhas decepções de verde e acreditar nas promessas já tão cansativamente ouvidas.
Tenho esperança sim, mas com um quê de desafio e cobrança...
Vamos acabar com essa ridícula idéia de que somos ignorantes. Não somos e não mais suportaremos sermos tratados como ovelhas que o pastor cuida até chegar à ordem do matadouro.
A hora de agir é agora! A mudança se faz necessária! Arregaçar as mangas e vencer o bom combate é a premissa fundamental que a Sociedade Brasileira suplica, rumo a eternização da verdadeira Democracia.

Zan